Há qualquer coisa de errado… Não!?

Posted: Quinta-feira, Fevereiro 21, 2008 in Uncategorized

Lei do tabaco fez cair venda e consumo

 Estado português perdeu só em Janeiro 100 milhões de euros

O consumo do tabaco caiu e a venda sofreu uma queda de quase 50 por cento, de acordo com os dados do Ministério das Finanças, que revelam também, que com o imposto sobre o tabaco, em Janeiro de 2008, o Estado arrecadou «apenas» 140 milhões de euros, contra os 249 milhões registados no mesmo mês de 2007.

Segundo o jornal Sol, uma fonte oficial do Ministério das Finanças destaca que esta queda nas vendas, e a consequente redução nas receitas do Estado, deve-se sobretudo ao aumento do preço do tabaco e à entrada em vigor da nova Lei, que restringe o consumo em recintos públicos fechados.

À noite fuma-se, de dia não

Com a estipulação dos novos preços e com a entrada da nova Lei, o Estado português perdeu, só no mês de Janeiro, 100 milhões de euros, que corresponde a metade do dinheiro perdido durante todo o ano de 2007.

Contudo, o Governo acredita que esta tendência se vai inverter durante este ano, terminando com um aumento de 7,9 por cento no total das receitas, conforme está previsto no Orçamento do Estado.

Desde 2001 que o valor do imposto sobre o tabaco subiu cerca de 60 por cento, e continuará a subir, pelo menos, até 2011. Recorde-se que, actualmente, em cada maço comprado, 80 por cento do preço reverte a favor do Estado.

Portugal Diário

A mim fez-me um pouco de confusão esta notícia, porque: começo a desconfiar que o interesse nunca foi de saúde pública…

Sou fumadora e há pouco tempo atrás, num jantar de trabalho, um senhor preguntou-se se ao final do dia eu tinha ganho ou perdido mais com a lei… é óbvio que tive que responder que saía a ganhar (em saúde e em dinheiro). A ideia é boa,  tabaco é um mal social a que o nosso povo estava forte mente habituado.

Contudo, não podemos esquecer que há pessoas que fumam há muitos anos, que andaram a “sustentar” o Estado à custa d’um vício que só agora passou a ser alarmante.

Mas agora começo a pensar quais serão as relações que alguém do Governo tem com o dono da empresa que vai vender os extratores certificados!? E… acreditam que a “tendência se vai inverter durante este ano, terminando com um aumento de 7,9 por cento no total das receitas”. Há aqui qualquer coisa que não está certo… certo!?

Só se forem buscar o dinheiro a outro sítio, como por exemplo pastilhas e outro tipo de medicamentos anti-tabaco, ou então irão fazer qualquer coisa para fazer com que os restantes fumadores fumem mais (pelos outros que deixaram).

Não há paciência para tanta incongruência!!!  

 

 

 

 

Comentários
  1. Rui Nobre diz:

    Realmente…esta está bem apanhada.
    Acho que alguns cérebros já estão a acusar a falta de nicotina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s