Jordânia quer julgar jornais e caricaturistas dinamarqueses

Posted: Quinta-feira, Junho 5, 2008 in Noticias
Etiquetas:, , , ,

O delegado do Ministério Público de Amã, Hasán Abdulá, acusou terça-feira 17 publicações periódicas dinamarquesas de «difamação e desrespeito» pelo profeta Maomé e emitiu notificações para 20 editores de jornais diários e caricaturistas dinamarqueses para que compareçam em tribunal, na Jordânia.

Em Abril, um grupo de órgãos de comunicação social e partidos políticos jordanos apresentou uma queixa, depois de vários periódicos dinamarqueses voltarem a publicar em Fevereiro caricaturas polémicas do profeta Maomé, consideradas ofensivas no mundo islâmico.

«As autoridades jordanas comunicarão as notificações aos acusados, através da Embaixada da Dinamarca em Amã», explicou o activista Zakaria al Sheij, director da campanha «O Mensageiro (Maomé) Une-nos», desenvolvida pelos grupos que apresentaram a queixa.

«Caso não compareçam, serão emitidos mandados de captura para que sejam levados a tribunal pela Interpol», disse Al Sheij, em declarações aos jornalistas.

Para Al Sheij, o delegado do Ministério Público acusou os jornais dinamarqueses de «difamação e menosprezo pela religião islâmica e pelo profeta Maomé, por insultarem os sentimentos religiosos dos muçulmanos e provocarem problemas sectários e raciais».

Os organizadores da campanham revelaram que prevêem lançar, a 10 de Junho, uma campanha para boicotar os produtos dinamarqueses e holandeses, e iniciar acções legais contra o deputado holandês Geert Wilders pelo lançamento na Internet, em Março, de uma curta-metragem anti-islâmica.

in IOL Diário – http://diario.iol.pt/internacional/maome-jordania-caricaturas-dinamarca-islamismo-jornais/959050-4073.html

É caso para se dizer: “Olha que, olha que F@da-se!!”

E sou obrigada a subscrever o comentário de um leitor deste texto que expressa a sua opinião desta forma: “Comecem por boicotar os produtos dinamarqueses e holandeses e depois boicotem tudo o que é ocidental. E morram de fome. Ou comam areia, que não têm mais nada! Desde quando é que a Jordânia tem sistema judicial? Aquilo a que chamam de sistema judicial isso sim, é uma caricatura!” (intitulado Vamos ao Boicote).

Aqui fica uma das caricaturas:

CARICATURA

do It. caricatura

s. f.,

representação burlesca de pessoas ou acontecimentos;

imitação cómica;

pessoa que se torna burlesca e ridícula pelos seus modos e pelo seu aspecto.


Já sabem se desaparecer, foi alguém a mando da Jordânia que me veio buscar para ser julgada. Pessoal do Tai Chi, vocês conhecem-me há pouco tempo mas por favor… tentem ir me buscar!!!



POR FAVOR… É APENAS UMA CARICATURA!!!! PORRA! HAJA PACIÊNCIA!

– Acabei de bater com o joelho na mesa… acho que Maomé está-me a castigar. ISSO NÃO VALE

A.C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s