Cornes ao Vivo em Agosto

Posted: Sexta-feira, Julho 18, 2008 in Eventos, Música
Tags: , , ,

Museu Nacional de Arte Antiga, Arqueologia, Azulejos e Casa Museu Anastácio Gonçalves

Quatro Museus de Lisboa abrem até às 23 horas
de 17 de Julho a 4 Setembro

Projecto Musical da Escola de Gaitas da Associação Gaita-de-Foles

Projecto Musical da Escola de Gaitas da Associação Gaita-de-Foles

Presstur 14-07-2008 (18h19) “5ªs à noite nos Museus” é o novo projecto do Instituto de Museus e Conservação (IMC), que arranca na quinta-feira, dia 17 e dura até 4 de Setembro e inclui alargamento de horário, actividades e 50% de redução nas entradas nos museus nacionais de Arte Antiga, Arqueologia, Azulejos e a Casa Museu Anastácio Gonçalves.

O projecto-piloto, que conta com o apoio do Turismo de Lisboa na divulgação, foi apresentado hoje, em Lisboa, pelo presidente do instituto, Manuel Oleiro, na presença do secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos e dos directores dos quatro museus participantes.
O objectivo é “atrair mais visitantes, cativar e responder às necessidades dos turistas nacionais e estrangeiros, e aproximar os museus e monumentos das pessoas, à semelhança do que se faz em muitas cidades do mundo” disse a secretária de Estado da Cultura, na ocasião.

O projecto inclui o alargamento do horário às quintas-feiras, até às 23 horas, dos quatro museus nacionais localizados em Lisboa, de forma alternada, durante o período do Verão, de forma a “diversificar a oferta cultura e de lazer, numa altura em que há muitos turistas”, explicou Manuel Oleiro.


“Depois de várias solicitações, do sucesso da Noite dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, o IMC resolveu avançar com esta experiência, que inclui programação e financiamento próprios – 25 mil euros atribuídos directamente pelo instituto -, prolongamento do horário um dia por semana e redução das entradas nos museus em 50%”, explicou Manuel Oleiro, concluindo que “só no final e depois de avaliar se o resultado foi positivo e o impacto que a experiência teve é que podemos dizer que o projecto vai continuar ou até estender-se a outras instituições”.
Para este ano estão previstas exposições, visitas guiadas, algumas com animação e recriação de época, teatro, pequenos concertos, cinema, oficinas e diversas actividades relacionadas com o museu anfitrião.

A primeira noite cabe ao Museu Nacional de Arqueologia, em Belém, no dia 17 de Julho e inclui visitas às exposições patentes, inauguração da mostra “Asas para o Céu” e actuação do grupo “Ensemble Moçárabe”, no dia 14 de Agosto actua a banda “Cornes”, de gaita-de-foles e ainda uma oficina de criação de ícones ortodoxos.
As duas noites no Museu Nacional dos Azulejos são a 24 de Julho e 21 de Agosto propõe oficinas de pintura em azulejo e cerâmica, concertos de jazz, visita à exposição, possibilidade de jantar no restaurante do museu.

A Casa-Museu Anastácio Gonçalves, antigo atelier do pintor José Malhoa, prolonga o seu horário nos dias 31 de Julho e 28 de Agosto e vai ter animações e recriações de época, visitas à exposição permanente e a uma mostra de fotografia sobre Lisboa e o Museu ao longo das décadas, um concerto de Bossa Nova e outro de Jazz, entre outras propostas.

O Museu Nacional de Arte Antiga, nas Janelas Verdes, vai estar aberto ao público até mais tarde nos dias 7 de Agosto e 4 de Setembro e aposta num modelo que poderá incluir jantar nos jardins, beber um café, descontrair, assistir ao filme “O Tapete Voador” ou uma sessão de discos pedidos. O objectivo é proporcionar uma visita descontraída ao visitante num espaço habitualmente formal.

 

Texto Integral do sitio da Internet: http://www.presstur.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s