ZON que raio de serviço é este!??

Posted: Segunda-feira, Agosto 18, 2008 in Crónicas, Outros
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Isto realmente aconteceu… aliás está a acontecer e é vergonhoso!

Desta forma, para que fiquemos todos esclarecidos sobre o assunto recomendo a leitura destes excertos tirados do Site da Zon Multimédia, assim como do contrato que estes estabelecem com os clientes.

“Sobre a Zon Multimédia

A ZON Multimédia é um grupo empresarial que está presente em 1,5 milhões de lares e negócios, atingindo mais de 5 milhões de portugueses. Fornece serviços de telecomunicações e entretenimento através de diversas infra-estruturas, nomeadamente a maior rede de cabo digital existente no país, uma plataforma de rede satélite digital e 200 salas de cinema.

A ZON Multimédia é uma das maiores empresas do PSI-20 e a quinta maior empresa europeia de pay TV, mercado que lidera em Portugal. À escala nacional, é também líder no mercado de exibição cinematográfica e o segundo maior Internet Provider. A oferta da ZON Multimédia é feita através das marcas ZON TV Cabo, ZON Lusomundo Cinemas, ZON Lusomundo Audiovisuais e ZON Conteúdos.

A ZON TV Cabo é o maior operador nacional de Triple Play (ZON TV Cabo, ZON Netcabo, ZON Phone) pretendendo complementar esta oferta, até ao final de 2009, com a MVNO (operadora móvel com rede virtual), a ZON Mobile.

A ZON Lusomundo Cinemas é líder de mercado na gestão de espaços de exibição cinematográfica. É uma empresa pioneira na introdução de plataformas digitais nas salas de cinema, tendo sido o primeiro operador europeu a introduzir 3D Digital. A ZON Lusomundo Audiovisuais é, por sua vez, uma referência no mercado nacional, sendo líder no fornecimento de conteúdos para a sua área.

A ZON Conteúdos é a empresa que desenvolve a actividade de Wholesale de conteúdos, assegurando a sua negociação, aquisição, agregação e revenda.

Constituída em Julho de 1999 no âmbito do grupo Portugal Telecom, a PT Multimédia separou-se da empresa-mãe em Novembro de 2007, em resultado de um spin-off amigável, com vista a provocar uma maior dinâmica de mercado. Em Janeiro de 2008 uma nova marca veio substituir a PT Multimédia: a ZON Multimédia.”

In http://www.zon.pt/Clientes/QuemSomos.aspx

“5. CONDIÇÕES TÉCNICAS E MANUTENÇÃO

5.1 Sem prejuízo dos parâmetros de qualidade que sejam especificamente estabelecidos para a prestação dos Serviços e das cláusulas aplicáveis à suspensão dos mesmos em caso de incumprimento das presentes Condições pelo Cliente, a ZON TVCABO compromete-se a prestar os Serviços de forma regular e contínua, excepto quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível das redes de distribuição e/ou dos sistemas informáticos em que os mesmos se suportam, ou devido a situações de força maior (situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à ZON TVCABO e que pela mesma não possam ser controladas), casos em que a ZON TVCABO poderá não garantir o seu funcionamento a 100% e durante as 24 horas do dia, comprometendo-se ainda, em caso de interrupção, a regularizar a situação com a celeridade possível.

5.2 Após o conhecimento ou a detecção de avarias ou anomalias, a ZON TVCABO contactará o cliente no prazo de 24 (vinte e quatro) horas informando-o desse facto, e assegurará a reparação de avarias e a conservação e reparação das infra-estruturas, materiais e Equipamentos de rede que seja proprietária ou que utilize na prestação dos Serviços no prazo de 4 (quatro) dias úteis após a detecção de avaria ou anomalia ou após comunicação do Cliente.

5.3 Sempre que, para efeitos do disposto no número anterior, seja indispensável aceder às instalações do Cliente, a ZON TVCABO acordará com este a data e período de tempo em que realizará as acções de conservação ou reparação.” in http://www.zon.pt/Clientes/CondicoesGerais.aspx

O CASO:

Fomos contactadas está manhã pela Dª. Amélia (nome fictício) para a ajudarmos a resolver um conflito de consumo com a ZON.

Trata-se do seguinte:

A cliente, que mora no Barreiro, encontra-se desde quinta-feira sem televisão e Internet e contactou a Zon para que a empresa pudesse ir restabelecer o serviço, tal como é responsabilidade deles.

A empresa disponibilizou-se a deslocar-se a casa da cliente mas cheia de condições, tais como  só poderia ir ao local na parte da manhã, isto é até ao 12h00, devido a considerarem a zona (segundo eles) “perigosa”. O que implicaria que a cliente tivesse que faltar ao trabalho para repor um serviço considerado um Serviço Público Essencial.

Ora… vejamos completamente despropositado, não!?

Em primeiro lugar todos os clientes, sem qualquer excepção, têm direito a um serviço de qualidade e a um preço acessível (independentemente de pudermos neste momento julgar o que se considera acessível). Não pode, qualquer empresa, argumentar a falta de manutenção do serviço com qualquer tipo de discriminação, pois para além de roçar o ridículo ultrapassa a fronteira legal da Constituição.

Quando contactada por nós a Zon, para além de nos reencaminhar a chamada para cerca de sete operadores diferentes, ainda argumentou que “o piquete só lá vai na parte da manhã até ao 12h00” o que nos leva a concluir que após esta hora a localidade deixa de ser segura, talvez porque os vândalos se encontrem a dormir da parte da manhã .

Quando referido o agendamento, como solução, a Zon não garante “a intervenção técnica caso o técnico se sinta ameaçado”.

Já se estão a rir…? Pois para mim isto realmente é uma verdadeira anedota, pois quando vão fazer a publicidade porta-a-porta a casa dos consumidores, aparecem sempre em horas impróprias. Normalmente à hora de jantar, pois assim garantem o sucesso no contacto com os consumidores. A minha pergunta vai no sentido de: Será seguro ir a uma “localidade perigosa” na hora de jantar onde o perigo pode abrir a porta depois de ser interrompido o seu manjar!?

Parece que o pessoal contratado para a publicidade ou para realizar contractos possuí mais valias que os funcionários dos piquetes não têm. O que me leva a concluir que a níveis profissionais, na Zon faz-se distinção entre trabalhadores de primeira e de segunda, quando a maior parte deles se encontram em trabalho precário.

Ainda tentando compreender, o pânico e o terror de se deslocarem a casa de quem lhes paga todos os meses, a casa da cliente encontra-se junto a um posto da polícia o que me parece que a ZON menospreza o trabalho das Autoridades não tendo nenhum tipo de consideração pelo seu trabalho.

Quanto ao facto de a zona ser considerada “perigosa” eu pergunto: Quem é que considerou aquela zona sendo de risco!?? O INE, Instituto Nacional de Estatistica!? A TELEPIZZA!? Sim, porque estes últimos são realmente alvos de assaltos e violência.

Enfim… Posto isto, já vamos em Segunda-Feira e a cliente não tem serviço à 5 dias. Esperamos que com a nossa intervenção, um tanto ao quanto raivosa (pois não admitimos que as empresas que lucram com o dinheiro dos consumidores tenham tamanho desrespeito pelos mesmos).

Em principio a situação será resolvida esta Quarta-Feira… mas como está há milhares de situações.

Denunciem, não se calem!! Temos direitos… BOLAS!!!

Ana Coelho

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Comentários
  1. Entendo a revolta, mas…

    Os técnicos trabalham com meios próprios, viatura, material e equipamentos de compra (tal como router´s, telefones e afins).

    Se um técnico for assaltado, e isso acontece diariamente, tem de suportar o prejuízo sofrido e ainda pagar (a valores bem altos) por cada equipamento (Powerbox, Zonbox e eMTA) desaparecido.

    Todas as zonas consideradas perigosas pela TVcabo, são zonas onde já houve pelo menos dois assaltos, alguns bastante violentos. Ao contrário daquilo que me parece que seja a sua ideia, os técnicos TVcabo são alvos bem apetecíveis, as viaturas, habitualmente, têm mais de 10000€ em material, equipamentos e ferramentas no seu interior.

    Falando por mim eu já fui alvo de um assalto. Enquanto realizava um piquete à noite. Tive de suportar os custos todos e ainda fiquei sem conseguir trabalhar (a maioria dos técnicos trabalham à produção, só recebem aquilo que fazem) enquanto o carro era arranjado.

  2. Tem toda a razão no que diz, realmente não é justo que os técnicos sejam assaltados e ainda sejam obrigados a pagar o material à TV Cabo.
    Contudo, de acordo com a Lei n.º 23/96, de 26 de Julho, o serviço de TV cabo e netcabo são serviços públicos essenciais e a ZON TV CABO tem o dever de assegurar o acesso com a mesma qualidade de serviço a todos os seus clientes, sem discriminações.
    Por isso, é a ZON TV CABO que tem a responsabilidade de suportar todas as despesas para cumprir um dever que é seu. Se subcontrata o serviço de manutenção técnica a terceiros tem o dever de pagar os danos que estes sofrem no exercício dessa actividade.
    O que não é legitimo é discriminar os cidadãos!

  3. A ZON TV CABO NÃO É UMA EMPRESA SÉRIA !
    Caí na esparrela de aderir à Zon Tv Cabo, na minha empresa com o pacote de televisao, internet e telefone. Na sexta-feira passada (24/10/2008) o técnico de nome Hugo Marques veio fazer a instalação ás 9.30 H e acabou por volta das 11.00 H. Foi uma instalação rápida porque utilizou a instalação que estava feita pela CaboVisão que era a operadora que eu tinha a funcionar á cerca de 4 anos. Quando terminou pediu-me para assinar a folha de obra e disse-me que estava tudo ligado, menos o telefone que não estava a funcionar mas que dentro de 3 a 4 horas ficaria activado. Desde sexta-feira até hoje segunda-feira, e já são 19.30 H, depois de fazer 5 telefonemas de cerca de 10 minutos cada do meu telemovel para o call center continuo sem ser contactado por ninguem e continuo sem telefone. Hoje de manha consegui ligar para o tecnico que fez a instalação, que se mostrou admirado por ainda não estar resolvido ( mentira, pois mais sabia ele quando abalou daqui que o problema não se resolvia sozinho) e me disse que ás 15.00 H sem falta passava por cá para ver o que se passava (outra mentira, pois não apareceu nem atendeu mais o telefone). Por tudo isto parece-me óbvio que a Zon e algumas das pessoas que trabalham para eles não são sérias…
    Eu continuo sem saber o que fazer, pois preciso todos os dias de utilizar o telefone e enviar faxes e estou á tres dias dependente de colegas e amigos para ir enviar e receber faxes e a utilizar o telemovel para todas as chamadas.

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