Blindness – Ensaio sobre a Cegueira

Posted: Segunda-feira, Novembro 17, 2008 in Cinema, Videos
Tags: , , ,

Tinha cerca de 16 anos quando decidi, desafiada pela minha mãe, ler a obra de José Saramago Ensaio Sobre a Cegueira.

Ler aquele livro em tão tenra idade foi um tremendo furação na minha consciência social. Página a página ia sendo mergulhada em questões éticas e morais que me faziam pensar na realidade que hoje vivemos e que a qualquer altura pode radicalmente mudar. E a minha pergunta, intemporal mantém-se: Será que estaríamos preparados!?

Depois de ter estado com uns amigos ontem que me disseram que não iria gostar do filme eu tive mesmo que ir ver e sinceramente gostei.

Quando o filme começou senti uma sensação de deja vu, pois lembro-me de ter imaginado aquela primeira cena que corresponde às primeiras páginas da obra muito parecido com o que estava ali a ver na grande tela.

Eu gostei muto do filme, das imagens estavam a meu ver bem conseguidas, uma excelente fotografia mas isso já o Fernando Meirelles nos habituou.

Recomendo a todos os que leram o livro e os que não tiveram a oportunidade para irem ver o filme e claro leiam assim que possam a obra.

Mas atenção não corram no erro de acharem que tem de ser tudo tal e qual ao livro, não se esqueçam de que se trata de uma adaptação à obra. Vejam o filme e interiorizem a ideia que está ali a ser tratada, sintam todas as emoções como seres humanos que são e deixem as outras ideias e analogias de fora.

Eu gostei muito!

Ana Coelho

Comentários
  1. Eu também gostei muito do filme. Convido-te a uma visita ao nosso cantinho, a leres as nossas opiniões e a participares no desafio que lancei sobre o tema.
    Ana Cristina

Deixe uma Resposta

