Prémio Jornalismo do Cidadão – WEQUAL

Posted: Sexta-feira, Dezembro 12, 2008 in Amigos, Eventos, Familia, Fotografias, Noticias, Pensamentos
Etiquetas:, ,

Estavamos no final de Novembro e num dia como todos os outros recebo um e-mail de uma amiga, a Catarina, sobre um evento da EQUAL – Projectar um Novo Futuro que estavam a promover um concurso de Jornalismo para jornalistas profissionais e jornalistas não profissionais, ao qual deram o nome de Jornalismo do Cidadão.

A data limite para concorrer era dali a dois dias e sem pensar muito no que estava realmente a fazer peguei em dois trabalhos fotográficos, que havia feito no Verão, e enviei!

O concurso prendia-se com:  “Prémio de Jornalismo Cidadão WEQUAL é um concurso de pequenos trabalhos de reportagem, em forma de imagem ou texto, organizada no âmbito do evento de encerramento Powering a New Future. O jornalismo cidadão é uma das mais interessantes e inovadoras ferramentas de participação cívica activa – e daí o nome WEQUAL (WE+EQUAL). Este prémio pretende acolher e premiar a visão de toda a população sobre problemas sociais e projectos de intervenção social, designadamente nas áreas da promoção do emprego, da inclusão social e do empreendedorismo inclusivo.”(in http://www.poweringanewfuture.org/?lop=conteudo&op=66f041e16a60928b05a7e228a89c3799&id=6364d3f0f495b6ab9dcf8d3b5c6e0b01, 12 de Dezembro de 2008)

Os trabalhos depois de seleccionados foram postos online para votação do público e depois avaliados por um juri de jornalistas credenciados. E na Quarta-Feira, desconhecendo completamente a data da avaliação final, a 20 minutos de sair do meu local de trabalho sou contactada pela EQUAL com a informação de que tinha ganho o concurso com o Trabalho 8.

Confesso… fiquei ESTÉRICA!

Não podia acreditar…

Desta forma gostava muito de agradecer pessoalmente a todos os que me apoiaram e que votaram em mim.

Sem fazer distinção entre pessoas pois gosto dos meus amigos em geral mesmo que por vezes não esteja com eles tanto tempo como gostava aqui fica um profundo OBRIGADO.

Contudo não posso deixar de fazer distinção de algumas pessoas, pois sem elas esta tarefa teria sido muito mais dificil de atingir.

Vou começar pela pessoa que sempre apostou em mim, a minha MÃE. Pois reconheço todo o esforço que ao longo da minha vida têm feito para que eu seja “alguém”, mesmo depois de eu ter sido uma filha rebelde que contrariava tudo e todos (muitas vezes de maneira egoista) mas que ela nunca, mas nunca desistiu de acreditar. Obrigada por tudo! Pelo teu apoio. 

Mamã já sabes que este será o meu discurso ao longo da vida.

Depois o Rui, que todos conhecem. Obrigada pelo apoio que me deste estes anos todos. Pela aposta e pela confiança que depositas em mim. Por me dares a hipotese de fazer parte da tua vida (de novo! eheheh), por partilhares as minhas vitórias e torná-las nossas. Mereces sem dúvida uma parte deste prémio. Amo-te muito meu raivoso!

Outra pessoa que não posso deixar, de forma alguma, de agradecer é a Inês Gonçalves (Poca). Pois se não fosse ela a levar-me com ela naquela tarde de sol abrazadora para Lisboa para fotografar os Cornes que iam participar na Manifestação, jamais eu teria tirado aquelas fotografias. Obrigada amiga pela amizade incondicional que me dedicas.

Em seguida tenho que agradecer a Patrícia Gomes pelo apoio,  motivação e reconhecimento. Foi a quem eu perguntei “achas que devo concorrer?” e que me respondeu de imediato “SIM”. Foi ela que me ajudou a escolher as fotografias mesmo correndo o risco desta iniciativa me levar a outros portos. Obrigado pela amizade e pela paciência. Não posso deixar de fora a Carla Espada, minha colega e amiga. A primeira pessoa com quem festejei a notícia desta vitória. Obrigada pelo apoio!

À minha família apenas posso dizer OBRIGADO e têm sempre razão. Desculpem se às vezes os contrario, mas faz parte da minha idade. A vocês, meus pilares, dedico inteiramente este prémio.

E depois seguem o rol de amigos que amo do fundo do coração que já me provaram mil e uma vezes que os amigos são uma extenção da família de sangue. Sónia obrigado pela tua dedicação e sinceridade. (Desabafo: não acho piada nenhuma esta história de ires para o Brasil, mas enfim aceito e compreendo!)

Não posso deixar de agradecer a EQUAL por ter criado esta iniciativa. Como a minha mãe me disse ontem “andamos sempre a pregar aos anjos quando somos nós que temos que fazer as coisas”.

A todos um muito obrigado!

Ana Coelho

Comentários
  1. Sónia Dias diz:

    Muitos Parabéns!!!
    Agora já sabes o q tens de fazer, procurar mais oportunidades de mostrar o teu valor. Mesmo q isso implique, eventualmente, deixares a Patrícia…

    Mesmo no Brasil estaremos próximas. Convenceram-me a comprar uma webcam, vou fazê-lo assim q lá chegar, mas vocês tb têm de comprar. TODOS!! OK?
    Beijos,
    Sónia

    P.S.: Não achei piada nenhuma à mudança dos bonequinhos, a minha boneca era tão gira…

  2. Para mim, assim que disseste que ias concorrer já sabia que ias ganhar, por isso não foi novidade nenhuma quando começaste com aquelas sinaléticas todas ao telefone lol. Parabéns

  3. Inês Gonçalves diz:

    Ó iéééééééé!!!!!!!!!!!

    Amiga, não tens que agradecer, também não farias menos por mim, certo? hehehehehehehehehehe

    Tou bué contente 🙂 eheheheheheheheheheheheheheh

    Beijocas!!!

  4. maria jose diz:

    PARABÉNS!!
    Fico contente por teres ganho, ambos os trabalhos estão fantásticos, com muita criatividade e sensibilidade, pessoalmente gosto mais do trabalho nº 2, no qual votei, tem uma força incrível apesar de retratar a fragilidade humana.

    xxx

  5. Roger diz:

    Cada um só tem aquilo que merece:p além de teres uma imagem mto interessante e vincada do mundo em que vivemos, tenho-te como uma amiga que de passiva nada tem, e a prova disso mesmo é este excelente registo fotográfico que te deu esta merecida recompensa.
    Nunca duvidei que o primeiro lugar fosse teu amiga.
    Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!

    Embora tivesse votado no trabalho 2, pelo simples facto da sociedade teimar em regeitar a existencia de pessoas que lutam diariamente para simplesmente se manterem vivas, são vistas quase como mitos urbanos, ou simplesmente ignoradas…as imagens tocaram-me por isso votei nelas, mas o trabalho 8 foi o que ganhou, e é a esse trabalho que brindo a ti amiga.

    Beijoca

  6. patricia gomes diz:

    opá fiquei comovida….. claro que ias ganhar!!!!! tás a brincar? mas havia dúvidas? loooloool PARABÉNS Ritinha !!!!!!!!
    PS: Sónia….nem penses!!!

Deixe uma Resposta

