Equinócio de Outono

Posted: Terça-feira, Setembro 22, 2009 in Outros
Tags: , , , ,

A palavra equinócio (origem do latim, aequus e nox), significa “noites iguais”, o que significa que o dia e a noite duram o mesmo tempo, o que significa que vamos ter solinho durante o mesmo tempo que vamos ter noitinha.

Parece divertido!

Existem dois equinócios, um em Março e outro em Setembro que definem a mudança da estação, ou seja a entrada das meias estações como é a Primavera e o Outono, isto no hemisfério Norte. No hemisfério Sul é precisamente o contrário.

fonte: wikipédia

fonte: wikipédia

Este ano o equinócio começa no dia 22, pelas 21:18, ou seja hoje à noite!

Nos rituais pagãos podemos evidenciar que este é o dia em que os bruxos se dedicam à Arte e desenvolvem cerimónias de iniciação.

Deusa Persefone

Deusa Perséfone

Na tradição Wicca, destaca-se a descida da deusa Perséfone (filha de Zeus e da deusa Deméter) ao Submundo.

Segundo um mito antigo, Hades (o Deus do Submundo) encontra-se com a Deusa enquanto esta colhia flores e apaixonou-se profundamente.

Levado pela paixão, agarrou-a e raptou-a para o Submundo com a intenção de a tornar Rainha do Submundo.

A mãe da deusa, (deusa Deméter – que significa distribuição, ou seja deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano)  procurou em todo o lado a sua adorada filha, sem qualquer tipo de sucesso. A dôr da perda era tão intensa que Deméter saiu do Olimpo e procurou por toda a Terra, sem comer nem descansar. Completamente revoltada a Deusa decide não voltar ao Olimpo até sua filha lhe ser devolvida, amaldiçoando a Terra por ter aberto passagem para o Submundo ela disse:

– Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozará de meus favores!

Destas palavras resultou a mortes das flores e das árvores. Face a esta grande desgraça, os grandes deuses do Olimpo tentaram negociar com Hades a devolução da deusa Persefone.

Contudo, enquanto Perséfone esteve no Submundo, Hades enganou-a levando-a a comer uma pequena semente de romã que a condenou a 6 meses de estadia no Submundo junto de Hades, para toda a eternidade. Pois quem comesse qualquer alimento no território do Submundo ficaria condenado a voltar.

E assim ficou estabelecido que Perséfone passaria metado do ano com a mãe e a outra metade com Hades, sendo que os primeiros seis meses correspondem à Primavera, em que os grãos brotam, saindo da terra assim como o regresso da Deusa, momento em que Deméter fica feliz e as flores brotam de novo. Enquanto os outros seis meses representam o descuido da natureza e uma profunda depressão de uma mãe que perde uma filha.

Alimentos do Equinócio de Outono: Produtos do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçãs, raízes (cenouras, cebolas, batatas, etc.), cidra e romãs (para abençoar a jornada de Perséfone ao tenebroso reino do Submundo).

Aqui fica um pouco de história pagã, a forma como os ancestrais explicavam os ciclos do Sol, as mudanças das estações.

Resta-me apenas dizer Outono sejas bem-vindo, até para o ano Verão.

A todos desejo muita prosperidade.

Ana Coelho

Comentários
  1. iris diz:

    gosto muito desta foto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s